sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Geraldo Vianna - Chico Rei, uma Dança (2002)



"Geraldo Vianna é outro intérprete que há muito vem conquistando o lugar que é dele entre os mais apurados violonistas do País. Senhor de uma técnica agradável, caracterizada pelo rigor e pela destreza dos violonistas populares que também cultivam o violão clássico, eis aí um artista maduro, intimista, em que a sensibilidade, uma de suas tônicas dominantes, senão uma de suas melhores marcas, o associa a pelo menos um dos grandes nomes que também fertilizaram o violão brasileiro: Paulinho Nogueira. Isso, claro, por pertencerem ambos, em arte, a uma mesma família espiritual.
nada

Configurado o intérprete, vejamos o compositor. Sim, um grande compositor, e não apenas de músicas escritas para seu próprio instrumento. É dele uma das melhores páginas que iluminam a chegada do terceiro milênio em Minas Gerais: o belo poema musical Chico Rei, feito em parceria com Fernando Brant.
nada
Em termos de enredo, trata-se da epopéia do negro Galanga que, de ex-rei do Congo a escravo no Brasil, recupera, mais tarde, em Vila Rica, após obter a liberdade, sua condição de rei, agora Chico Rei dos seus irmãos em volta dele. Obra de fôlego, revestida de intensa ressonância orquestral, capaz de aprofundar-se na percepção dos que a ouvem e a sentem – e em que as vozes e os instrumentos conseguem recriar por inteiro uma atmosfera à altura do drama que lhe serve de tema –, estamos diante de um verdadeiro monumento musical, desses que somente aparecem de tempos em tempos. Monumento, ademais, construído em uma sucessão de ritmos sustentados por um desdobramento de harmonias capaz de acentuar, compasso por compasso, um conjunto de nuances afromineiras trabalhadas por tal compositor com rara maestria."

nada
Renato Sampaio
Jornal Estado de Minas, em 3/1/2004
nada
nada
1- Maramara
2- Rei Galanga
3- Zámbi-apungo / Jagas
4- A Travessia
5- Alto Mar
6- Canto Triste [Zambi-apungo ê a kê]
7- Vila Rica
8- Lavra Morta
9- Congo
10- Muchino Riá Congo
11- O Passo da Pantera Negra
12- Nevoeiro

Nenhum comentário: