segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Renato Andrade - A Viola e minha Gente (1999)



A facilidade com que Renato Andrade transita entre o erudito e o popular, somada à sua larga experiência musical, conquistada ao longo de seus 73 anos de idade, fizeram dele um músico singular. Nascido em Abaeté – MG, estudou violino na infância e somente depois dedicou-se à viola, instrumento que o fez ser conhecido em diversos lugares do mundo. O dedilhado inconfundível de Renato Andrade fere a viola agradando tanto aos amantes da legítima música caipira quanto aos mais exigentes ouvidos da música erudita.
nada
O violeiro iniciou sua carreira nos anos 1970, sonorizando parte da trilha do filme Corpo Fechado do cineasta Schubert Magalhães. Nesse filme trabalhou também como coadjuvante. Logo depois, participou em diversas ocasiões da série Concertos para a Juventude, apresentado pela TV Globo. Renato Andrade começou a ter projeção nacional após participações no longa-metragem O Crime de Zé Bigorna e na novela O Casarão. Além desses trabalhos, foi responsável por outras várias trilhas sonoras no cinema e televisão. Vale ressaltar sua participação na novela Dona Beija, exibida pela Rede Manchete no início dos anos 1980.
nada
Viola Fantástica, primeiro disco do artista, lançado em 1978, foi muito elogiado pela crítica especializada. Este trabalho rendeu a Renato Andrade o troféu Villa-Lobos, na categoria “Raízes”. Um patrocínio do Ministério da Relações Exteriores proporcionou ao violeiro ser conhecido no exterior. Realizou nos Estados Unidos sua turnê de maior sucesso, sendo aplaudido de pé nas 12 universidades onde se apresentou.
nada
Após 13 anos sem gravar, Renato Andrade lança o belíssimo A Viola e minha Gente, pela Lapa Discos. O CD foi gravado no estúdio Bemol, em Belo Horizonte, e tem direção musical do bandoneonista Rufo Herrera. Em A Viola e Minha Gente, o músico mostra que o longo jejum não o fez perder a intimidade com sua viola. Nas 17 faixas do CD, todas de sua autoria, Renato Andrade nos convida a uma viagem pelo interior de Minas Gerais, do Brasil e do universo da viola.
nada
fonte: Lapa Discos
nada
nada
1- Renato e o Satanás
2- Ponta-Porã
3- Mané Pelado
4- Música do Coronel
5- Cabras e Caatingas
6- Capiau "Beira-Córgo"
7- Rojão da Pracidina
8- Cerrados
9- Açores
10- Inhuma do Sertão
11- Casebre
12- Violinha de Bambu
13- Sentado no Pilão
14- Dia de Reis
15- Bordel de Povoado
16- Minha Gente
17- Viola para Meditação