sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Quinteto da Paraíba - Armorial & Piazzolla (1999)



"Hoje, 21 de janeiro, dia de Santa Inês, eu acabo de escutar a gravação do Quinteto da Paraíba e vou traçar algumas considerações em torno do assunto. Começando, eu devo dizer que os arranjos de Adail Fernandes passam uma atmosfera magnífica, apesar de não ser um trabalho fácil, diga-se de passagem, pois arranjar para um quinteto não é como arranjar para uma sinfônica. As músicas No Reino da Pedra Verde, Aboio e Galope do meu amigo, o maestro Clóvis Pereira, representam esta região brasileira pobre de dinheiro mas muito rica de manifestações musicais, notadamente nosso Estado da Paraíba, onde o que se pensa em fazer em matéria de música resulta em dobro. Vejam por exemplo a Orquestra Tabajara, com Severino Araújo, A Orquestra Sinfônica da Paraíba, mais recentemente a Orquestra Sanfônica em Campina Grande, o Quinteto Brassil, a Metalúrgica Filipéia e especificamente o Quinteto da Paraíba. Muito feliz também foi a idéia de incluir Capiba com Toada e Desafio, A.C. Nóbrega com Rasga e Toré de A. J. Madureira. Aproveito para parabenizar o Quinteto da Paraíba pela iniciativa de juntar a música Armorial com o trabalho de Astor Piazzolla, fazendo assim pela primeira vez a junção de duas fontes musicais unindo a nossa tão sofrida América do Sul. Eu acho que essa fusão foi de uma felicidade incrível e eu quero, mais uma vez, dizer que eu fico muito feliz em escutar e não hesito em recomendá-la a todas as pessoas de bom gosto musical. A execução dos participantes é impecavelmente brilhante, a mixagem perfeita, enfim, não vou me alongar mais porque música não é para se comentar, é para se ouvir. Portanto, eu reafirmo aquilo que eu venho dizendo há muito tempo: João Pessoa é a Viena brasileira; tudo que se faz musicalmente frutifica da melhor maneira possível."
nada
Sivuca
nada
nada
1- No Reino da Pedra Verde
2- Aboio
3- Galope
4- Toada e Desafio
5- Rasga
6- Toré
7- Adiós, Nonino
8- Otoño Porteño
9- Mort
10- Fuga y Mistério
11- Prelúdio Nº 9
12- Melancólico Buenos Aires

Um comentário:

Unknown disse...

16 de marzo de 2009

¡Mil gracias! Un disco grandioso. Apenas comencé a escucharlo y me encanta.

Vale la pena esta música. Without any doubt, it is worth listening to and appreciating this music.

Magnificent compositions by Astor Piazzolla and nicely interpreted by Quinteto de Paraíba.

Recomiendo enfáticamente este álbum. I strongly recommend this album.

Köszönöm!(¡Gracias!)

¡A disfrutar se ha dicho!