sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Wagner Tiso - Coração de Estudante (1985)



"Senhor dos sopros e dos ventos, dos zumbis e das vozes, modulações, vibrações. Tiso compõe. Sabe que, antes do verbo, é evidente, havia o ouvido. Que registrava o silvo, o zunido, o ornejo, o aulido, sons insuficientes para a ambição visualmente estonteante do universo. Que foi plástico, antes de ser sonoro.
nada
O pássaro foi o primeiro a entender o impasse, e chilreou. Compôs. Colocou a melodia na harmonia já existente. Criou o show, que matas e cachoeiras aprovaram. Só bem mais tarde o ser humano, ainda primata, fabricou a flauta, potencial do bambu, roubou tudo em volta, o mundo se fez show e inventou-se a sinfonia. Por que digo essa bobagem toda, Tiso? Porque escrever compor música, pra mim, continua sendo um mistério, que os profissionais reduzem a sete notas, acho que pra não se perderem no trabalho; sei que as notas são pelo menos setecentas. Em você somando tudo, eu ouço sete mil. Contei notas de seu trabalho desde os tempos dos fundos do Alfenas ou Alfenas Futebol Clube, crescendo na já histórica parceria com Milton Bituca, tornando-se mais complexo e mais grandioso em relação à proporção em que trabalhava como bate-estaca musical, no caminho natural e paralelo da ambição e do talentoso compositor, instrumentista, arranjador, regente; no teatro, no cinema, na sua suprema expressão tanto em alcance como em variedade, nunca foi tão ampla como nos tempos em que vivemos. E ninguém se chama Wagner impunemente."
nada
Millôr Fernandes
nada
fonte: site do músico
nada
nada
1- Coração de Estudante
2- Nave Cigana
3- Giselle
4- Caso de Amor
5- Clube da Esquina
6- Olinda Guanabara
7- Aos Velhos Amigos
8- Trote da Mantiqueira
9- O Frevo ilumina a Cidade

Um comentário:

lcbriza disse...

Conheci o seu blog hà pouco tempo e suas postagens são tudo o que eu realmente prezo na nossa música. Parabens pelo excelente trabalho, e pretendo ser um visitante contumaz do blog.