sábado, 11 de outubro de 2008

Oficina de Cordas, Trem de Corda, Trio Bem Temperado e Ânima - Trilhas (1994)



"Reunindo os grupos Oficina de Cordas, Trem de Corda, Trio Bem Temperado e Ânima, o CD Trilhas percorre caminhos poucos explorados ou até inexplorados da música brasileira, no que diz respeito ao experimentalismo e à originalidade dos arranjos e interpretações.
nada
O tratamento acústico das músicas possibilita diferentes combinações de timbres, que resultam em ricas sonoridades. Outra constante neste trabalho é a concepção camerística: todos os instrumentos - inclusive a voz, nas músicas onde aparece - desempenham papéis de igual importância, gerando uma elaborada construção musical e perfeito equilíbrio.
nada
Algumas particularidades marcam os arranjos dos grupos. O Ânima se caracteriza por um trabalho coletivo, onde os arranjos são criados durante os ensaios a partir da contribuição musical de todos os integrantes. O Trio Bem Temperado e o Trem de Corda trabalham principalmente com arranjos de José Eduardo Gramani e Ivan Vilela. Já a Oficina de Cordas, por ser uma orquestra de câmara, conta com um vasto número de composições para sua formação, e os arranjos de música popular também são muito numerosos atualmente. No caso da Oficina, porém, vários arranjos foram escritos especialmente para esta orquestra.
nada
Ao final do caminho percorrido neste trabalho, nota-se outro traço comum entre os 4 grupos: os saborosos contrastes que cada um expressa a seu modo. O Trio aproxima a roça e a corte através através da sintonia fina entre a rústica rabeca e o refinado cravo. O Ânima mistura épocas ao apresentar músicas da Idade Média ao lado de tradições orais brasileiras, além de utilizar instrumentos exóticos como o zarb. O Trem toca músicas extraídas da união entre as cordas clássicas e as populares, levando ao mesmo palco violino, violoncelo, violão e viola caipira. A Oficina faz o cravo tocar música brasileira e se distingue da maioria das orquestras de câmara pela inexistência de um regente.
nada
Resta, enfim, ouvir Trilhas para perceber tudo o que não se consegue exprimir com palavras."
nada
Flávio Faria e Ana Salvagni
nada
nada
OFICINA DE CORDAS
1- Quatro Momentos nº 3
2- Sylvia
3- Luíza
4- Retrato em Branco e Preto
nada
TREM DE CORDA
5- O Quereres
6- Nananenem
7- Valsa pro Tom
8- Bachianas Brasileiras nº 5
9- Pra matar as Saudades de Minas
10- Baiãozim Calungo
nada
TRIO BEM TEMPERADO
11- Barreado
12- Cajuína
13- Manaíra
14- Cebola e Agrião
15- Festa na Roça
16- Sabiá lá na Gaiola / Sabiá, que Saudade
nada
ÂNIMA
17- Deodora
18- Se jamais / Chovendo na Roseira
19- Cant'as Mangueiras / Adeus Surpresa
20- Beira Mar (Riacho de Areia)
nada
senha/password: musicainstrumentalbrasil

Nenhum comentário: