sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Radamés Gnattali - Suíte Popular Brasileira (1986)



"Para os que escrevem sobre música brasileira, pertença esta a que faixa for, Radamés Gnattali é sempre assunto sem possibilidade de exaustão. Considerado sem discordância um dos gigantes de nossa arte musical e tendo por companhia, nesta edição, apenas alguns poucos neste século, só bem recentemente veio tendo como sua importância nesses últimos 40 anos de MPB, em cujo inventário, a qualquer época, ele sempre se destaca nos momentos mais resolutivos.
nada
(...) Nesta reedição orportuníssima que faz a Continental, Radamés Gnattali está de volta em registros por ele realizados nos anos 50, mas que, observe-se, são anteriores a essa fase histórica apelidada de 'bossa nova', defendida ferozmente por alguns como 'redentora da MPB'. Os mais observadores, porém, haverão de perceber o quanto - através das composições e interpretações aqui contidas - se deve ao talento de Radamés em matéria de 'bossas' ou 'novidades redentoras'.
nada
(...) Eis aqui, enfim, uma mostra eloqüente da 'bossa' de Radamés Gnattali, infelizmente esquecido por esses que, remontando-se às origens da 'bossa nova', insistem em reconhecê-lo como o mais decisivo - e talvez mais importante - inspirador desse movimento tido como 'recuperador', mas que, certamente, já nasceu quando o próprio Radamés, por volta de 1932, deu início à sua atividade na MPB."
nada
J. L. Ferrete
nada
nada
1- Invocação a Xangô
2- Toada
3- Choro
4- Samba-canção
5- Baião
6- Marcha
7- Papo-de-anjo
8- Puxa-puxa
9- Bolacha Queimada
10- Pé-de-moleque
11- Amargura
12- Vou andar por aí
13- Cheio de Malícia
14- Escrevendo pra você

Nenhum comentário: