segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Toninho Ferragutti - Nem Sol, nem Lua (2006)




Instrumento que serve a sofisticadas formações sinfônicas e camerísticas tanto quanto à permanente inventividade do jazz – além de caracterizar a intensidade dramática da música portenha e a simplicidade contagiante do forró pé-de-serra - o acordeom já experimentou momentos de glória e ostracismo. Herdeiro de todas as vertentes mencionadas, o paulista Toninho Ferragutti lança Nem Sol, nem Lua, o segundo disco de sua carreira e o primeiro pela Biscoito Fino.
nada
Dando seqüência ao aclamado Sanfonemas, seu álbum de estréia, Toninho Ferragutti mais uma vez ajuda a redimensionar o papel do acordeom no esteio da música popular. Papel este que faz valer a declaração de Hermeto Paschoal, de que Ferragutti “é um dos maiores acordeonistas do mundo”. Se por vezes o acordeom foi incompreendido, Ferragutti prova que, ao contrário do que apregoam seus detratores, o acordeom é um instrumento capaz de, como poucos, combinar emoção e impressionismo.
nada
Nem Sol, nem Lua reúne onze faixas de autoria de Ferragutti (ele assina ainda a produção e a direção musical do CD), que enveredam pela música de concerto, o jazz, o tango e o baião – com participação do Quinteto da Paraíba em duas delas, Na Sombra da Asa Branca e Forró Classudo. Todos os temas possuem arranjos de cordas, divididos entre os maestros Edson Alves, Antonio Duran, Adail Fernandes e Naylor Proveta.
nada
Além das cordas, o acordeom de Ferragutti dialoga com a clarineta de Naylor Proveta em Negra (ele assina os arranjos desta e ainda de O Urubu e a Pipa e Nem Sol, nem Lua). O álbum inclui novas versões de Sanfonema, Sanfoneon e Dominguinhos no Parque, lançadas no disco Sanfonemas. Migrando do campo da música para o das palavras, outro maestro, Wagner Tiso, dá o veredito: “Ferragutti é gênio”.
nada
fonte: Biscoito Fino
nada
nada
1- Na Sombra da Asa Branca
2- Migo
3- Sanfoneon
4- Sanfonema
5- O Urubu e a Pipa
6- Forró Classudo
7- Negra
8- Nem Sol, nem Lua
9- Meia Saudade
10- Dominguinhos no Parque
11- Bico Doce
nada
senha/password: musicainstrumentalbrasil

2 comentários:

Oxente nordeste disse...

olá amigo,boa tarde!
em primeiro lugar parabens pelo maravilhoso blog! é o seguinte eu baixei o disco do toninho ferragutti,e não consegui desconpactar,diz que a senha está incorreta.poderia por favor dizer qual a senha? meu muito obrigado,um forte abraço!!

Anônimo disse...

olá !
eu tbém tive o mesmo problema quando baixei o disco do toninho ferragutti,
sera que vc pode ajudar a gente...?!
muito obrigado, um abraçao pra'ocê e parabéns pelo blog !!
axé !

timba